A Comuna é uma organização ecossocialista, feminista, antirracista, antilgbtfóbica, antiproibicionista e revolucionária fundada em 2017 no Brasil. Nos referenciamos numa tradição renovada do Marxismo, construímos a IV Internacional (CI) e atuamos como tendência interna do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

PSOL e PCB apresentam pré-candidaturas ao Governo do Ceará e ao Senado em ato-festa nesta quinta, dia 28

28/06/2018

 

 

A Frente de Esquerda Socialista, formada pela aliança do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e do Partido Comunista Brasileiro (PCB), lança na próxima quinta-feira, dia 28, às 20h, as pré-candidaturas majoritárias para as eleições de outubro deste ano: Ailton Lopes e Anna Karina Cavalcante para o Governo do Estado e Jamieson Simões e Benedito Oliveira para as vagas ao Senado. O ato-festa que acontece na sede do PSOL, no Centro, conta ainda com a participação do pré-candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos.

 

Repetindo mais uma vez a chapa no período pré-eleitoral, PSOL e PCB lançam juntos as pré-candidaturas majoritárias que disputarão as vagas para o Executivo estadual e para o Senado em 2018. Além dos partidos, a aliança é composta pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), coordenado por Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência da República junto à líder indígena Sônia Guajajara. No Ceará, os pré-candidatos ao Governo são apresentados pela chapa como co-governadores, representados pelo bancário Ailton Lopes e pela professora Anna Karina Cavalcante. “É um momento importante para a bandeira da igualdade e é muito especial apresentar uma chapa majoritária composta por um homem LGBT e uma mulher feminista”, enfatiza Karina. “Sermos pré-candidatos com a proposta de co-governadores significa que um não é o vice do outro, aquele que vem depois e que ocupa apenas na ausência. Ser ‘co’ é estar ombro a ombro, lado ao lado, nos espaços e nas decisões”, explica.

 

Para os co-governadores, a Frente de Esquerda Socialista tem como objetivo lutar pelos interesses da maioria da população do estado, e não pela minoria que concentra o poder político e econômico há décadas. “A Política só faz sentido pra nós se for pra transformar nossa realidade. E nós queremos convocar as pessoas a se somar a nós nessa luta por direitos e dignidade”, afirma Ailton. Com um programa elaborado a partir de seminários realizados por todo estado do Ceará, a chapa PSOL e PCB apresenta propostas capazes de dialogar com a maioria da sociedade. “Trabalhadores, mulheres, negros, indígenas, lgbts, pessoas com deficiência. Todos esses que têm recebido fortes ataques nos últimos anos com a perda sistemática de direitos, sendo empurrados para uma vida mais dura”, completa.

 

CONHEÇA OS PRÉ-CANDIDATOS

 

Ailton Lopes é formado em Letras e atua como professor, linguista crítico e bancário. Lutador social desde o movimento estudantil na Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi candidato pelo PSOL a governador do Ceará em 2014 e a vereador em 2016, sendo o quinto mais votado, com 12.483 votos. Natural de Pau dos Ferros (RN), Ailton vive em Fortaleza desde 1985, onde milita para fazer valer os direitos das mulheres, gays, negros, jovens, trabalhadores e trabalhadoras, perseguidos, explorados, exterminados ou pela exclusão social, econômica e politicamente ou pela Polícia e pela Política do Estado e, ao mesmo tempo, pela ordem do capital.

 

Anna Karina Cavalcante é formada em História e atua como professora da rede estadual de ensino. Iniciou a militância ainda como estudante secundarista, na mobilização pelo Fora Collor, período em que também foi motivada para a luta feminista. Durante a graduação, integrou o Centro Acadêmico de História e foi a representante da secretaria de mulheres no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual do Ceará, contemporânea de Ailton Lopes na gestão. É militante em defesa da Educação e integra o movimento de oposição à atual gestão do Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará, a Apeoc, tendo participado da histórica greve da educação em 2016.

 

O pastor Jamieson Simões é pré-candidato ao Senado pelo PSOL. Formado em Teologia, cursou Gestão Pública e é estudante de Odontologia. Por vocação, é pastor presbiteriano e militante de direitos de crianças e adolescentes há mais de 18 anos, tendo sido integrante da coordenação colegiada do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual e gestor no sistema socioeducativo. Tem atuado de maneira radical contra os altos índices de homicídios entre adolescentes e jovens, chegando a ser apontado pela Global Unites/Sri Lanka como um dentre os 50 construtores da paz no mundo, honraria concedida pela mediação de conflitos entre grupos rivais nas periferias de Fortaleza. Faz parte também do Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política.

 

Benedito Oliveira, operário da construção civil, é o pré-candidato do PCB ao Senado. Nas eleições para o Governo do Estado do Ceará em 2014 foi vice na chapa da Frente de Esquerda Socialista, encabeçada por Ailton Lopes.

 

Serviço

 

Ato-festa para lançamento das pré-candidaturas da Frente de Esquerda Socialista: Ailton & Karina para o Governo do Estado e Jamieson & Benedito para o Senado
Quinta-feira, dia 28 de junho, às 20h
Sede do PSOL Ceará (Av. Imperador, 1397 – Centro – Fortaleza)
Para mais informações clique aqui

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

acesse também

arquivo

Please reload

João Alfredo
Camila Valadão
Ailton Lopes

artigos

facebook