PELA VIDA E DIGNIDADE DAS FAMÍLIAS DA OCUPAÇÃO 29 DE MARÇO EM CURITIBA

08/12/2018

 

Na madrugada deste Sábado (08/12) as famílias da Ocupação 29 de Março, na Cidade Industrial de Curitiba/Paraná, tiveram suas casas e estruturas da ocupação incendiadas durante uma ação truculenta da Polícia Militar do Paraná.

 

Rechaçamos a perseguição desmedida das forças policiais e o uso progressivo da violência sem critérios na Ocupação já mencionada e em outras ocupações da Cidade Industrial. A violação de residências sem autorização mostra uma grave afronta à liberdade de organização do povo sem moradia e aos direitos humanos.

 

O Corpo de Bombeiros do Paraná estima que 300 moradias foram queimadas e centenas de pessoas desabrigadas se encontram agora sem condições de alimentação e outras necessidades, a não ser pelas doações e ações de voluntários que se somam. Há também a confirmação da morte de um morador e relatos de outras.

 

Nesse sentido, a Comuna Paraná, tendência interna do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), se coloca solidária às famílias, se soma às centenas de lutadores por moradia em Curitiba e irá girar seus esforços para atender as necessidades mais imediatas dessas famílias por meio de seus e de suas militantes.

 

Ainda cobramos medidas imediatas da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná, principais entes causadores do abandono das políticas de moradia e deste episódio, que resolvam de pronto a situação e que a Polícia Militar do Paraná cesse as ameaças de intervenções que poderiam desestabilizar ainda mais a segurança das famílias na região.

 

Paraná, 08 de Dezembro de 2018.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

acesse também

arquivo

Please reload

João Alfredo
Camila Valadão
Ailton Lopes

artigos

facebook

Please reload

A Comuna é uma organização ecossocialista, feminista, antirracista, antilgbtfóbica, antiproibicionista e revolucionária fundada em 2017 no Brasil. Nos referenciamos numa tradição renovada do Marxismo, construímos a IV Internacional (CI) e atuamos como tendência interna do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).