Um apelo para a publicação da história da Quarta Internacional de Livio Maitan

01/04/2019

 

A Quarta Internacional está fazendo um esforço de arrecadação financeira para a publicação da tradução (para o inglês) do livro de Livio Maitan, "Para uma história da Quarta Internafional: o testemunho de um comunista contra a corrente". Livio Maitan (1923-2004) foi um militante e dirigente italiano da Quarta Internacional ao longo de muitos anos. Por ocasião de seu aniversário de nascimento, neste 1° de abril, aproveitamos para divulgar esta inciativa.
 

 Fonte: https://www.iire.org/node/860

 

Este livro é uma análise dos principais eventos da segunda metade do século XX, feita por um marxista e participante de tais eventos. Livio foi por um longo período parte da liderança da Quarta Internacional. O livro lida com os problemas estratégicos e programáticos que sua geração se deparou enquanto ela buscava trabalhar em direção a uma alternativa socialista democrática.

 

Livio Maitan escreveu uma grande quantidade de artigos e vários livros, incluindo Teoria e politica nel dopoguerra (Milão, 1959); PCI 1945-1969 (Roma, 1969); Dinamica delle classi sociali in Italia (Roma, 1975); Destino di Trotsky (Milan, 1980); Il marxismo rivoluzionario di Antonio Gramsci (Milão, 1987); Il dilemma cinese (Roma, 1994); Dall’Urss alla Russia (Roma, 1996); Tempeste nell’economia mondiale (Roma, 1998); La strada percorsa (Bolsena, 2002).


A brochura de Livio The Long March of The Italian Communist Party pode ser baixado do site do IIRE. Um obituário de Maitan e uma coleção de seus artigos em inglês podem ser encontrados no site International Viewpoint.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

acesse também

arquivo

Please reload

João Alfredo
Camila Valadão
Ailton Lopes

artigos

facebook

Please reload

A Comuna é uma organização ecossocialista, feminista, antirracista, antilgbtfóbica, antiproibicionista e revolucionária fundada em 2017 no Brasil. Nos referenciamos numa tradição renovada do Marxismo, construímos a IV Internacional (CI) e atuamos como tendência interna do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).