Um apelo para a publicação da história da Quarta Internacional de Livio Maitan


A Quarta Internacional está fazendo um esforço de arrecadação financeira para a publicação da tradução (para o inglês) do livro de Livio Maitan, "Para uma história da Quarta Internafional: o testemunho de um comunista contra a corrente". Livio Maitan (1923-2004) foi um militante e dirigente italiano da Quarta Internacional ao longo de muitos anos. Por ocasião de seu aniversário de nascimento, neste 1° de abril, aproveitamos para divulgar esta inciativa.

Fonte: https://www.iire.org/node/860


Este livro é uma análise dos principais eventos da segunda metade do século XX, feita por um marxista e participante de tais eventos. Livio foi por um longo período parte da liderança da Quarta Internacional. O livro lida com os problemas estratégicos e programáticos que sua geração se deparou enquanto ela buscava trabalhar em direção a uma alternativa socialista democrática.


Livio Maitan escreveu uma grande quantidade de artigos e vários livros, incluindo Teoria e politica nel dopoguerra (Milão, 1959); PCI 1945-1969 (Roma, 1969); Dinamica delle classi sociali in Italia (Roma, 1975); Destino di Trotsky (Milan, 1980); Il marxismo rivoluzionario di Antonio Gramsci (Milão, 1987); Il dilemma cinese (Roma, 1994); Dall’Urss alla Russia (Roma, 1996); Tempeste nell’economia mondiale (Roma, 1998); La strada percorsa (Bolsena, 2002).

A brochura de Livio The Long March of The Italian Communist Party pode ser baixado do site do IIRE. Um obituário de Maitan e uma coleção de seus artigos em inglês podem ser encontrados no site International Viewpoint.


acesse também

arquivo

João Alfredo
Camila Valadão
Ailton Lopes

artigos

facebook

A Comuna é uma organização ecossocialista, feminista, antirracista, antilgbtfóbica, antiproibicionista e revolucionária fundada em 2017 no Brasil. Nos referenciamos numa tradição renovada do Marxismo, construímos a IV Internacional (CI) e atuamos como tendência interna do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).