Nota de solidariedade ao socioambientalista Thiago Ávila e repúdio ao governador Ibaneis Rocha

Assinem o abaixo-assinado através do link https://thiagoavilainocente.com.br/




A Comuna vem a público manifestar total solidariedade ao companheiro Thiago Ávila, ativista socioambientalista do Distrito Federal, engajado na luta pelo direito constitucional e básico à moradia.


Ações como o despejo de famílias catadoras de materiais recicláveis – que ocupavam as ruas do Distrito Federal no pico da pandemia – e destruição da escolinha onde as crianças filhas dessas famílias conseguiam ter o mínimo de acesso à educação, que foram engendradas pelo governador Ibaneis Rocha, precisam ser amplamente divulgadas, denunciadas e punidas. O governador Ibaneis Rocha despejou famílias catadoras de materiais recicláveis, moradoras das ruas, destruindo seus barracos, APESAR Lei Distrital nº 6.657/2020, que proíbe a remoção de ocupações e a efetivação de ordens de despejo; APESAR da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a desocupação ou remoção forçada coletiva em imóveis públicos ou privados (estendida até março de 2022 - ADPF 828 TPI/DF) e APESAR da pela Lei Federal nº 14.216/2021, que suspende desocupação ou remoção forçada coletiva em imóvel privado ou público.


Thiago é acusado, pasmem, de crime ambiental, pois se solidarizou com a luta de catadores/as por moradia e foi injustamente preso pelo Governo distrital de Ibaneis. Conhecemos o companheiro Thiago desde nossa fundação, em 2017, e muitos de nossos militantes compartilham da mesma luta que esse camarada por mais de uma década. Lamentamos e repudiamos que o Governo do DF queira condenar um ativista por resistir às injustiças contra a povo de sua região, sobretudo no período dramático de pandemia da Covid-19.


Thiago Ávila, os/as catadores/as do DF e os/as milhares de brasileiros/as que lutam por moradia e direitos básicos são nossos/as companheiros/as e um ataque aos mesmos é um ataque à Comuna. Solidariedade à Thiago Ávila e repúdio ao Governo de Ibaneis Rocha! Lutar não é crime! Thiago Ávila é inocente!


Assinem o abaixo-assinado através do link https://thiagoavilainocente.com.br/

acesse também

arquivo

João Alfredo
Camila Valadão
Ailton Lopes

Colunas 

facebook

NÃO_OUVIU_AINDA-02.png