Solidariedade ao camarada Glauber Braga! #glauberfica

Moção de apoio da Comuna ao deputado Glauber Braga contra as ameaças de Arthur Lira





Na noite da última terça-feira, dia 14, o Conselho de Ética e Decoro da Câmara acatou a abertura de processo disciplinar do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) sobre supostas ofensas desferidas em plenário no dia 31/05.


Nesta data, o presidente da Câmara Federal, de forma autoritária e truculenta cortou o microfone do deputado Glauber Braga e ameaçou de retirá-lo a força do plenário quando este protestou contra a forma acelerada e sem nenhum debate o presidente da Câmara tenta avançar o projeto de retirar do Governo Federal o controle acionário da Petrobrás, caminhando para a privatização da maior estatal o país.


Glauber usou a palavra no congresso e criticou de forma honesta e dura este projeto e Arthur Lira, lembrando que ele e diversas indicações de seu partido, o PP, foram acusados de corrupção na própria Petrobrás. A pergunta feita por Glauber e que ecoou na mídia resume bem o sentimento de quem entende a importância fundamental que as empresas públicas têm para o Brasil e entende a gravidade desse movimento, a continuação de um projeto neoliberal e entreguista tocado por Paulo Guedes e Jair Bolsonaro: "Arthur Lira, você não tem vergonha?".


A tramitação do processo ocorreu a toque de caixa, tendo sido acatado em menos de duas semanas e sem nenhuma movimentação no colegiado.


A Comuna, por meio desta nota, demonstra seu apoio ao militante e deputado Glauber Braga e à sua coragem de se colocar e colocar seu mandato na luta pela Petrobrás, contra as privatizações, contra Bolsonaro, o bolsonarismo e a favor da classe trabalhadora.


Entendemos que hoje Glauber é um dos parlamentares que mais representa o projeto de disputa do parlamento que acreditamos: se colocando como uma ferramenta de apoio e defesa das lutas cotidianas da classe trabalhadora. Glauber esteve e está nas ruas em todas as batalhas fundamentais que temos travado nos últimos anos. Foi um dos primeiros parlamentares a embarcar no #ForaBolsonaro e hoje é o principal nome da esquerda na dura luta contra as privatizações no parlamento federal.


Externamos profundo repúdio ao autoritarismo de Arthur Lira, que em um processo ditatorial e anticonstitucional silencia um deputado eleito e ameaça retirá-lo de um espaço para o qual ele foi eleito, por não aceitar uma crítica dura. Para além disso, usa da sua posição para tentar cassar um mandato sem um motivo material com agilidade evidentemente parcial. Essas ações confirmam a importância e o impacto da luta de Glauber contra o projeto bolsonarista de entrega das nossas estatais ao capital, principalmente o capital estrangeiro.


Estaremos nas mesmas trincheiras e lutas que Glauber, estamos encampando o movimento #glauberfica, que vem crescendo com muita força nas redes sociais e participaremos de toda e qualquer atividade ou mobilização contrária a essas e outras tentativas de intimidar aqueles que lutam pelos direitos do povo trabalhador.


A LUTA PRECISA DE CORAGEM! TODO APOIO A GLAUBER E AO SEU MANDATO! REPÚDIO AO AUTORITARISMO DE ARTHUR LIRA!


Em defesa das empresas públicas e contra as privatizações e ao projeto entreguista de Guedes e Bolsonaro!


acesse também

arquivo

João Alfredo
Camila Valadão
Ailton Lopes

Colunas 

facebook

NÃO_OUVIU_AINDA-02.png