TODA SOLIDARIEDADE À VEREADORA CAMILA VALADÃO!

Toda solidariedade a nossa companheira Camila Valadão, primeira mulher negra eleita em Vitória/ES, que em pleno 8 de março foi desrespeitada, atacada e censurada pelo vereador bolsonarista Gilvan da Federal (Patriota) durante a sessão na Câmara.
Camila já sabia que a ocupação no parlamento para uma mulher negra seria uma tarefa ainda mais árdua na cidade de Vitória. Isso porque na bancada anterior, de 15 vereadores, apenas uma era mulher. Quando olhamos para história de Vitória, os números são ainda mais assustadores. Desde a constituição de 1988 apenas três mulheres foram eleitas ao longo desse processo histórico e nenhuma delas era negra. Atualmente, a bancada conta apenas com a representação de Camila Valadão (PSOL) e Karla Coser (PT).
Esse episódio lamentável acontece hoje, 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres e revela para nós os desafios postos para mulheres e negras ocuparem espaços de poder.
Não seremos silenciadas! Toda força à Camila para enfrentar as expressões do patriarcado e do racismo no cotidiano e para seguir firma na luta pela emancipação todas as pessoas exploradas e oprimidas. Setorial de mulheres da Comuna, 8 de março de 2021.